Publicado em: 25/11/24 às 16h

Muitas pessoas se perguntam...
Como empreender?

Lucas Silveira

CEO

A lista acima não foi formatada com Chat GPT, nem qualquer outra inteligência artificial.
É fruto de anos observando e acompanhando empreendedores de todos os portes em todas as cidades.

E o que essas pergunta tem a ver com a minha ideia de empreender? Elas possuem chaves que mostram onde são os pontos que você deve ter atenção. Na maioria das vezes queremos respostas e acreditamos que temos a melhor ideia e solução para uma demanda que identificamos.

Afinal, como empreender?

Esse tem sido um dos maiores desafios de todos que necessitam tomar uma ação e desejam mudar de vida, mas sempre se deparam com o "como" fazer isso.


Por isso, elaboramos a lista a seguir:
1- Você deseja empreender por necessidade ou há um planejamento para isso?
2- Possui capital próprio para iniciar o empreendimento ou necessita de recursos?

3- Conhece o mercado que está se inserindo ou possui um sócio ou colaborador que conhece?

4- Tem algum conhecimento de administração?
5- Possui um modelo de negócio desenhado?
6- Sabe qual público pretende atender com as soluções da sua empresa?

7- Pessoalmente, você está bem resolvido?

A lista acima não foi formatada com Chat GPT, nem qualquer outra inteligência artificial.
É fruto de anos observando e acompanhando empreendedores de todos os portes em todas as cidades.

E o que essas pergunta tem a ver com a minha ideia de empreender? Elas possuem chaves que mostram onde são os pontos que você deve ter atenção. Na maioria das vezes queremos respostas e acreditamos que temos a melhor ideia e solução para uma demanda que identificamos.

Entendi, mas como empreender?

Com as respostas à aquelas perguntas, pense como quais seriam seus principais desafios e trate seu empreendimento como um organismo vivo, mudando e se adaptando à medida que vai se desenvolvendo. Ok, mas e agora? Nossa sugestão é rodar uma ferramenta que valida pontos importantes. Ela é o business model canvas (BMC) e segue abaixo:

Entendi, mas como empreender?

Com as respostas à aquelas perguntas, pense como quais seriam seus principais desafios e trate seu empreendimento como um organismo vivo, mudando e se adaptando à medida que vai se desenvolvendo. Ok, mas e agora? Nossa sugestão é rodar uma ferramenta que valida pontos importantes. Ela é o business model canvas (BMC) e segue abaixo:

Como utilizar

Infraestrutura
Atividades principais:

  • Relacione as atividades mais importantes para que a proposta de valor seja realizada e a empresa funcione corretamente, ou seja, atividades que não podem deixar de acontecer que podem ser questão de produção ou de resolução de problemas, por exemplo.

Parcerias principais:

  • Identifique quais fornecedores e parceiros precisará para a realização da sua proposta. São essas relações que permitem que o negócio se desenvolva de forma mais econômica e otimizada, contribuindo na redução de custos e aumentando sua competitividade no mercado.

Recursos principais:

  • Relacione todos os ativos necessários para realizar sua proposta de valor, considerando os custos físicos/estruturais, quanto intelectuais como recursos humanos.

Oferta (o quê?)

Proposta de valor:

Defina qual é a oferta que irá oferecer para o seu cliente. Qual o problema que irá resolver e se esta solução será atraente a ponto de levar as pessoas a escolherem o seu produto ou serviço.

Clientes (quem?)

Segmento de clientes:

Defina qual o seu nicho de mercado. Pense qual é o perfil dos seus clientes, onde eles estão, quais necessidades têm em comum. Aqui vem a definição do seu público-alvo.

Canais:

Qual o caminho a sua empresa chegará no seu cliente, como será a comunicação e a entrega de valor. Como será a interação do consumidor com seu negócio? Pensar nos canais de comunicação, como desenvolverá o seu marketing, como será sua distribuição e formas de vendas.

Relacionamento com o cliente:

como sua empresa vai conquistar e reter clientes. Manter um bom relacionamento com clientes é fundamental para sua empresa e para isso existem estratégias a serem estabelecidas, visando diferencial no mercado pelo atendimento e não por preços.


Finanças (Quanto?)

Estrutura de custos:

Identifique todos os gastos para operacionalizar o seu negócio, sendo os custos fixos e variáveis, sejam eles com canais, recursos, parcerias e atividades. Com esta estrutura bem definida você conseguirá definir qual será a sua proposta de entrega final ao cliente (menor preço, maior qualidade, experiência, etc.).

Fontes de receitas:

Defina como e quanto seus clientes vão pagar pelo seu produto ou serviço, por isso que ter a estrutura de custos bem definida o ajudará a definir estes detalhes tão importantes e definir o sucesso do seu negócio.

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